Marco e Stephen Michael King. Crédito: Bere Fischer


No final da tarde de segunda-feira (5), o ilustrador e escritor Stephen Michael King fez uma palestra de abertura da 11ª Traçando Histórias – Mostra de Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, que vai até o dia 18 de novembro, no Espaço Cultural dos Correios (térreo do Memorial do Rio Grande do Sul), integrando a programação da 64ª Feira do Livro.

King falou sobre sua experiência na área, principalmente sobre seus desenhos. A apresentação foi dividida na exibição de personagens do artista e perguntas do público composto por ilustradores, artistas plásticos, professores e alunos de Artes Visuais.

Ana Paula Cecato, Gláucia de Souza e Aline Becker. Crédito: Diego Lopes


A Traçando Histórias, que acontece em um caráter bienal, procura estabelecer um panorama sobre a ilustração atualmente. Nesta edição, os anos analisados foram os de 2016 e 2017. Na coordenação da mostra estão, Ana Paula Cecato, da Câmara Rio-Grandense do Livro, Aline Becker, do Colégio de Aplicação da UFRGS, e Gláucia de Souza, escritora.

Um catálogo com reproduções de obras dos 24 artistas, convidados e selecionados, foi lançado. Entre os ilustradores está Roger Mello, vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen, concedido pelo International Board on Books for Young People (IBBY), considerado o maior reconhecimento para um autor da literatura infantojuvenil. Ao final da palestra, um coquetel de lançamento foi realizado pela 11ª da mostra.

Paralelamente ao Traçando, a Feira do Livro promove gratuitamente um curso de extensão da UFRGS, realizado no Auditório do Memorial do RS. Veja a programação da próxima terça-feira, dia 6 de novembro:

Manhã (9h às 13h)
Oficina com o ilustrador Alexandre Rampazzo

Tarde (14h às 18h)
Oficina com o ilustrador Laurent Cardon

Noite (18h30 às 20h30)
Mesa Redonda “Narrar através de imagens”, com os ilustradores Alexandre Rampazzo e Laurent Cardon.

Texto – Airan Albino
Fotos – Bere Fischer e Diego Lopes
Mais fotos no Flickr: Palestra Stephen Michael KingeCoquetel

Posts Relacionados

Deixe uma resposta