Elisângela Lima, Cristine Gallisa e Adrialda Lorenzi. Crédito: Diego Lopes


Na manhã desta terça-feira (6), teve início a série de oficinas do 6º Prêmio RBS de Educação. Intitulado “Vamos Conversar Sobre Leitura?” as atividades visam propor diálogos sobre as práticas e incentivos à leitura. A mediação será de jornalistas do Grupo RBS, além disso, será realizado um TED com a participação dos finalistas do prêmio.

O primeiro painel, “Leitura e Debates: Cidadania na Sala de Aula”, aconteceu na Sala de Vídeo do Memorial do RS, mediado por Cristine Gallisa, repórter da RBS TV. As convidadas foram a Coordenadora da Rede Beija Flor – Educação Transformadora, Elisângela Moraes da Rosa Lima, e a Professora e coordenadora do projeto Mundo Digital, Adrialda Lorenzi. O encontro, em forma de live para as redes sociais, tratou de práticas, e de metodologias no intuito de desenvolver o senso de cidadania e coletividade em salas de aula.

Confira toda a programação:

07 de novembro, quarta-feira

Leitura e Questões de Gênero: Diversidade na Sala de Aula
9h às 10h30 – Local: Sala de Vídeo do Memorial do RS
Mediação de Brunna Radaelli. Palestrantes: Luciane Rombaldi David, Jane Felipe de Souza e Jussara Reis Prá. Ementa: Acolher a diversidade e a alteridade é um dos processos mais importantes para despertar valores e minimizar processos de discriminação. Como os livros e a leitura podem ajudar neste processo de debate sobre gênero dentro da sala de aula? Venha conhecer leituras, dinâmicas e metodologias para este despertar.

Leitura e Debates: Raça na Escola
Horário: 10h30 às 12h – Local: Sala de Vídeo do Memorial do RS
Mediação de Carol Anchieta. Palestrantes: Gladis Kaercher, Jorge Terra e Fernanda Bastos. Ementa: Como tratar a questão de raça dentro da sala de aula? Como a leitura pode auxiliar na desconstrução de preconceitos e na ampliação de oportunidades. Ilustração, traduções, textos. Análise da mudança de representação do tema nas diferentes linguagens.

9 de novembro, sexta-feira

Leitura e Inclusão: Diálogos e Reflexões: Inclusão
10h30 às 12h – Local: Sala de Vídeo do Memorial do RS
Mediação de Isabel Ferrari. Palestrantes: Carolina Soares, Sandra Andrade e Marília Forgearini Nunes. Ementa: A literatura e sua função humanizadora, possibilitando pensar a inclusão de modo amplo, de (re)conhecimento do humano e da sua diversidade, com foco mais específico em obras de literatura infantil que possibilitam essa amplitude na infância.

AULÃO – As Múltiplas Faces da Leitura
Horário: 14h às 17h – Local: Auditório Barbosa Lessa, Centro Cultural Érico Veríssimo
Mediação de Ricardo Rocca. Ementa: Para que a leitura faça parte da vida de alguém, é preciso muitos encontros com livros, revistas, gibis, cordéis, jornais, etc. A escola precisa promover esses espaços de troca, integrando também outras iniciativas, inclusive com diferentes linguagens. E então, vamos conversar sobre as leituras possíveis?

15 de novembro, quinta-feira

“TED” – Quem Ensina a Entender as Palavras Ensina a Entender o Mundo
Horário: 13h às 17h30 – Local: Auditório Barbosa Lessa, Centro Cultural Érico Veríssimo
Apresentação dos projetos finalistas do 6º Prêmio RBS de Educação.

Texto – Airan Albino
Foto – Diego Lopes

Mais fotosno Flickr

Posts Relacionados

Deixe uma resposta