Na Biblioteca do Clube do Comercio, amigos, admiradores e diversas autoridades se encontraram para celebrar a vida do amigo, político e, sobretudo, do homem público Cézar Busatto, que faleceu no dia 13 de agosto deste ano depois de uma longa batalha contra o câncer. O encontro intitulado “Cidade e Democracia – aprendizados da vida” além de fazer a homenagem póstuma também teve como objetivo refletir sobre o tipo de democracia de cidade e de mundo está em construção. e marcou o lançamento do livro  Revolução Cidadã, escrito por Busatto.

A obra retoma a trajetória de Busatto no cenário político,  desde quando participava dos movimentos estudantis, ainda em Veranópolis, sua cidade natal, e resgata algumas das entrevistas e artigos do autor. Mesmo sem apresentar uma resposta para incertezas do mundo atual, o autor leva os leitores a pensar sobre a forma como se faz política, como se comportam os partidos políticos e, especialmente, as redes estabelecidas a partir da internet.

Cézar Busatto foi líder estudantil quando da luta democrática contra o regime militar, na década de 1970, tendo presidido o Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas na UFRGS. Filiou-se ao MDB em 1974. Foi eleito deputado estadual por três vezes, Secretário Especial de Governo, Secretário da Fazenda e Chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, além de Secretário de Governança Local de Porto Alegre.

No evento, mediado por Luciano Alabarse, secretário de Cultura de Porto Alegre, amigos, parentes, admiradores dividiram suas histórias com Busatto. Alabarse começou lendo trechos do livro para, em seguida, passar a palavra para o historiador Gunther Axt, que lembrou o jeito contundente e de posição firmes que possuía Busatto. “Respeitava as posições políticas diferentes e buscava sempre uma crítica construtiva, sem abrir mão da sua convicção política.”, diz. Para ele, essa postura é um exemplo a ser seguido em uma época tão polarizada como vivemos agora. Estiveram presentes no evento os ex-prefeitos de Porto Ale José Fogaça,

Confira mais fotos no álbum do Flickr: https://www.flickr.com/photos/feiradolivropoa/albums/72157703071070614/with/44994360834/

Texto Rafael Gloria

Fotos Diego Souza

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta