Crédito: Reprodução


“Livro livre, um mundo na praça” é o slogan da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, que está propondo a retomada de espaços públicos. Conhecida por ressignificar a forma como a Praça da Alfândega é vista, a Feira deixa as pessoas que passam pelo local mais seguras.

No início da noite desta quarta-feira (14), aconteceu a apresentação do vídeo-case feito pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre (ESPM-Sul) para esta edição da Feira do Livro. “Produção audiovisual como metodologia ativa de ensino” foi o título da exibição acontecida no Espaço do Conhecimento Petrobras.

Crédito: Bere Fischer

O professor dos cursos de Design e Publicidade e coordenador do Centro de Imagem e Som da escola, Douglas Barra afirmou ter uma preocupação pedagógica com seus alunos ao planejar um projeto. “Tudo começou com uma conversa da parte de jornalismo com a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) sobre o tema da 64ª Feira do Livro, a fim de estreitar relações entre as partes. Nós temos a CoDe (Comunicação e Design Jr), uma agência de publicidade da ESPM, que tem um núcleo de áudio e vídeo, onde fazemos produções sociais, culturais, comerciais” explicou o professor Barra.

As produções desenvolvidas pela CoDe geralmente trabalham com locação e atores. Entretanto, para a Feira do Livro, o coordenador sugeriu um projeto diferente, inclusive para que os estudantes envolvidos ampliassem seus portfólios. Os conceitos utilizados na criação se voltaram para o lúdico, o feito-à-mão, o poético, o artesanal, o orgânico.

O vídeo fala sobre uma árvore que floresce apenas uma vez por ano, e os moradores desta cidade usam seu calor humano para que a árvore resista ao frio. A colheita, a cidade são feitos papel, e todos ganham vida no período em que acontece a Feira do Livro. O case da ESPM está nas redes sociais da Feira, além da programação da TV aberta de Porto Alegre.

 

 

Confira a ficha técnica do Co.De da ESPM-Sul
Diretor de Cena: Hiroshi Kuamoto
Assistente de Direção: Isabel Fleck
Diretor de Fotografia e Operador de Câmera: Cássio Machado
Diretor de Arte: Patrique Bagatini
Assistente de Arte: Pablo Lauria
Assistente de Arte: Ellen Porto
Diretora de Produção: Giovanna Baccin
Assistente de Produção: Pyetra Salles
Gerente: Bruna Sartor
Roteirista: Sergio Barsotti
Making Of: Fernanda Fávero
Monitor RTVC: Arthur Alves
Monitor RTVC: Natasha Valenzuela
Locutor: Eduardo Pitta
Desenho de som: Cassiano Pradella
Montador e finalizador: Daniel Bergmann
Ilustradora: Laís Muniz
Ilustrador: Hiroshi Kuamoto
Assistente de Ilustração: Isabella Muller
Orientador: Douglas Barra

Texto – Airan Albino
Fotos – Bere Fischer
Mais fotosno Flickr

Posts Relacionados

Deixe uma resposta