O maior festival de cultura japonesa do estado marca presença na área internacional da Feira do Livro de Porto Alegre no Espaço do Conhecimento Petrobrás. Com atividades que começaram às 10h, com a exibição de vídeos sobre o Japão, a cultura Japonesa e o Festival do Japão no Rio Grande do Sul; seguida de palestras e apresentações sobre como estudar no Japão, por meio de Bolsas de Ensino Superior oferecidas pelo governo japonês; e também a exibição de documentário sobre imigração japonesa no Rio Grande do Sul às 12h30min.

A abertura oficial do evento aconteceu às 14h e contou com o Cônsul do Japão em Porto Alegre Takashi Kondo e a vice presidente do Festival do Japão, Carol Ayako. Além de uma apresentação de taikô. Em sua fala, Kondo agradeceu à Feira do Livro pelo espaço e desejou uma boa Feira a todos os presentes. “A participação não é apenas para preservar a cultura japonesa, mas também o intercâmbio entre os gaúchos e os japoneses e fortalecer os laços. No meu entender somente através do conhecimento podemos entender melhor a cultura de outros outros povos”, acredita. Já a representante da organização do Festival do Japão RS, Carol Ayako, fez um resumo das últimas sete edições e também fez um breve panorama histórico da imigração nipônica no Rio Grande do Sul. “No primeiro festival a gente esperava em torno de três mil pessoas e acabaram indo mais de 14 mil. Cada ano a responsabilidade aumenta mais, assim como cresce muito o público”, diz. Nesses sete edições foram em torno de 300 mil pessoas que passaram pelo evento, sendo 50 toneladas de alimentos arrecadados, se tornando o maior evento de cultura japonesa do estado.


O Festival do Japão tem como objetivo divulgar a cultura japonesa no Rio Grande do Sul e em 2018 foi comemorado os 110 anos da imigração japonesa. É um evento realizado anualmente, sempre no mês de agosto em um final de semana próximo à data de 18/08, considerado o Dia do Imigrante Japonês no Rio Grande do Sul. O evento, então, celebra o dia como uma forma de preservar a cultura e as tradições do país de origem entre os descendentes dos imigrantes japoneses. Ao mesmo tempo, integra os laços culturais entre os povos, mostrando ao público admirador os hábitos, costumes, culinária, expressões artísticas e outras práticas relacionadas ao cotidiano do povo japonês.

Confira a programação:


14:30 – Oficina de Origami (Dobradura)


15:20 – Oficina de Karuta (Jogo com Poesia antiga)


16:10 – Oficina de Soroban e Go (Matemática)


16:50 – Apresentação de Danças Japonesas e de Taikô (tambores)


17:20 – Palestra de introdução à Língua Japonesa


17:50 – Palestra sobre Literatura Japonesa: Haruki Murakami na Literatura Japonesa


18:20 – Palestra sobre Literatura Japonesa: Lightnovel como Gênero Contemporâneo da Literatura Japonesa


18:50 – Oficina de Mangá (quadrinhos japoneses)


19:40 – Oficina de Hai Kai (Poesia)

Mais fotos aqui também: https://www.flickr.com/photos/feiradolivropoa/albums/72157703712559145/with/45875826492/

Texto – Rafael Gloria

Fotos – Bere Fischer

Posts Relacionados

Deixe uma resposta