Na tarde deste domingo, crianças e seus pais em visita à Feira puderam participar de uma atividade rica em simplicidade e afeto. Silvana Oliveira, servidora pública da Ouvidoria do Estado na Secretaria da Justiça e Direitos Humanos, dedica-se a projetos sociais que desenvolvam a reinserção social de cidadãos reclusos, com foco na redução da criminalidade. Esta experiência levou-a a produzir o livro “Tema de casa: uma lição de vida” — obra independente que propõe um resgate de brincadeiras e jogos que desenvolvam o afeto e o contato entre pais e filhos.

— Frequentemente, as crianças das famílias com as quais trabalho não sabem se seus pais estão presos ou mortos. Os filhos não têm contato com seus pais; investigamos a realidade dessas famílias e vimos que essas crianças não recebem e não sabem dar carinho — explica, completando que sua obra tem preço de capa de R$ 15 e que a cada três exemplares vendidos, um é doado para escolas. A intenção, explica, é que a distribuição gratuita seja financiada pelas vendas realizadas nesta primeira etapa do projeto.

— Atividades lúdicas mudam o comportamento das crianças. Nossas pesquisas comprovam isso — afirma.

Dois mil exemplares foram feitos. A obra terá lançamento oficial na próxima terça-feira, dia 13 de novembro, às 18h30min, no Auditório do Memorial do RS. O livro pode ser adquirido na banca 13 e, a partir de terça-feira, na banca 2 da Feira do Livro de Porto Alegre.

Texto: Vitor Diel
Fotos: Bere Fischer

Mais fotos no Flickr

Posts Relacionados

Deixe uma resposta