Rodrigo de Oliveira e Porã Bernardes

Os podcasts são cada vez mais uma forma de  consumir informação e entretenimento no Brasil. Mas como produzi-los? A Oficina de Podcasts organizada pela Unisinos.FM, apoiadora da Feira do Livro, aconteceu nesta terça-feira, 13 de novembro, com a participação dos comunicadores da rádio Rodrigo Oliveira e Porã Bernardes para tentar responder a essa dúvida.

O bate-papo começou com Porã se apresentando, e contando um pouco sobre a sua trajetória e a chegada na como diretor de conteúdo da Unisinos.FM cerca de um ano atrás. Destacou o crescimento em relação ao ano anterior tanto na audiência, quanto nas redes sociais. Os podcasts são utilizados de forma constante na emissora, e o jornalista Rodrigo Oliveira é um dos profissionais que já trabalhava nesse segmento. Um dos destaques é a série Rock Brasil 3.0, em que foi realizada uma série de podcasts com discos importantes para o cenário e que completaram 30 anos. Isso em 2017.

Para Rodrigo, a ideia principal é “entregar uma experiência ao ouvinte, e o podcast oferece tu passar, por exemplo, uma hora com o nei Lisboa, falando de cada uma das músicas do disco inteiro e não precisa ouvir inteiro, pode ouvir em partes a hora que tu quiser, aonde tu quiser”. Porã acredita que apesar de ser uma mídia recente, o podcast utiliza muito do que já foi realizado no início do rádio, na época das radionovelas, resgatando muito também do cuidado com a sonoplastia e a montagem. Além disso, o comunicador diz que é um espaço também para se aprofundar conteúdos. “Na pressa que vivemos hoje, com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo na sociedade, não se consegue entrar em muitos sentidos em uma programação normal, o podcast pode”, conta.

Em Busca do Livro Perdido

Quem estiver passeando pela Feira do Livro encontrará totens identificados com a ação da Unisinos.FM chamada Em Busca do Livro Perdido. Essa é a segunda série de podcasts lançada durante a Feira do Livro de Porto Alegre criada pela FM 103.3. Os podcasts acionam os personagens de livros e autores clássicos. Nos quatro episódios que integram a série, vamos dar voz a Bentinho, de Dom Casmurro, de Machado de Assis; a Elizabeth Benett, de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen; a capitão Ahab, de Moby Dick, de Herman Melville; e a Rob Fleming, de Alta Fidelidade, de Nick Hornby.  Ao longo de suas jornadas, à procura de um livro para abrirem seus horizontes, eles recebem dicas valiosas de professores de Letras da Unisinos, que trazem informações a respeito destas obras – e onde mais encontrá-las se não na Feira que celebra a literatura em Porto Alegre? Os quatro totens para audição dos podcasts estão localizados no Memorial do Rio Grande do Sul.

A série Em Busca do Livro Perdido é uma criação da Rádio Unisinos FM, com roteiro, edição e direção de Rodrigo de Oliveira, com coordenação da professora da Unisinos Marlise Brenol. Produção de Nicole Roth. Com vozes de Porã Bernardes, Marília Feix, Rodrigo de Oliveira e Alemão Vitor Hugo. Participação dos professores Eliane Pritsch, Andrea Wolwacz e Vicente Saldanha, do curso de Letras da Unisinos.

Confira mais fotos aqui –> https://www.flickr.com/photos/feiradolivropoa/albums/72157700309193382/with/44950359595/

Texto – Rafael Gloria

Fotos – Diego Lopes

Posts Relacionados

Deixe uma resposta