Criado em parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS, o estande da CAIXA na Feira do Livro de Porto Alegre deste ano busca promover a reflexão quanto a dualidade que existe entre realidade e interpretação a partir da pergunta “Como você vê seu mundo?”.

Através de parceria com o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS (MCT), o estande oferece estruturas interativas que questionam nossa percepção da realidade através de espelhos. São experiências cedidas pelo Museu, que exploram a relação das pessoas com imagem, reflexo, lateralidade e distorção. O visitante pode também tirar uma foto em um espelho mágico e levar como lembrança da visita a foto impressa resultante dessa interação.

Crédito: Diego Lopes

Crédito: Diego Lopes

Ao todo são quatro experimentos com temática a Luz. Um deles é Módulo de Caleidoscópios que são pirâmides de espelhos montados de forma a criar efeitos por meio da repetição de imagens, incluindo um caleidoscópio aberto e outro fechado. Já Espelhos Angulares é um conjunto de dois espelhos retangulares com um mecanismo que permite alterar o ângulo de abertura de um deles e, à medida que o ângulo varia, o número de imagens refletidas também varia.

A Mágica é um nicho de espelhos planos com uma abertura na parte superior e, ao entrar no nicho e colocar sua cabeça pelo vão da parte superior, o visitante cria uma divertida ilusão de óptica para os observadores. E O Traço da Estrela é um jogo para testar as capacidades motoras e de concentração, o qual deve acompanhar o traço de uma estrela com uma caneta visualizando a imagem invertida do objeto por meio de seu reflexo em um espelho.


O tema “Histórias Refletidas – Como você vê seu mundo?” se fundamenta na capacidade própria do ser humano de ter consciência e assim poder refletir sobre a própria existência. Afinal, é a habilidade de interpretar a realidade com as ferramentas culturais específicas de cada ambiente ou crença que fazem com que as mesmas histórias, ao serem refletidas no espectro de cada uma das nossas consciências, produzam efeitos diferentes.

Troca-Troca de Livros

No estande, será possível também trocar livros. No Troca-Troca de Livros, o visitante que levar um livro poderá trocá-lo por outro da biblioteca CAIXA. Inspirada na prática conhecida como Book Crossing, em que se deixa um livro num local público para ser encontrado e lido por outro leitor, a proposta busca promover novas reflexões sobre histórias já contadas. Serão mais de 200 exemplares de títulos patrocinados pelo banco à disposição dos que passarem pelo estande.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta