Política, história e meio ambiente são assuntos de destaque da 64º Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 1º a 18 de novembro de 2018. Temas como Maio de 1968, o ano de 2013 no Brasil, a questão da agricultura serão debatidas em vários painéis durante o evento.

Fizemos uma lista com alguns dos destaques, confira:

2 de novembro, às 16h, na Sala O Retrato no CCCEV – “Lavouras transgênicas no Brasil – A manipulação das normas legais e as repercussões socioambentais”

A  Programação envolve o lançamento de livro jurídico , com a presença do autor, além de publicação da Universidade de Murcia/Espanha em parceria da Sociedade Espanhola de Agroecologia, Sociedade Latinoamericana de Agroecologia e a Associação Brasileira de Agroecologia. Com José Renato de Oliveira Barcelos, Murilo Souza e Suzi Cavalli

3 de novembro, às 17h30, na Sala O Retrato no CCCEV – “Atlas do Agronegócio, geopolítica empresarial, agrotóxicos e agroecologia”

Apresentação de estudos e exame de casos publicados pela Universidade Estadual de Goiás e pelas Fundações Rosa Luxemburgo e Heinrich Böll. Com Verena Glass, Maureen Santos e Murilo Souza

4 de novembro, às 15h, na Biblioteca do Clube do Comércio (3º andar) – “Leituras de História Cultural: memória, patrimônio e políticas culturais”

Considerando-se as políticas culturais empreendidas no campo do patrimônio em países do Cone Sul, objetiva-se refletir em que medida dialogam com os movimentos sociais e as demandas de diferentes grupos pelo direito à memória e à diversidade cultural. Com Hilda Jaqueline Fraga e Adriana Conceição Santos dos Santos  sob a mediação de Nádia Maria Weber Santos.

4 de novembro, às 16h30, na Biblioteca do Clube do Comércio (3º andar) – “Cidade e democracia: aprendizados de vida. Homenagem póstuma a Cezar Busatto”

Uma proposta de reflexão sobre que tipo de democracia, de cidade e de mundo está em construção. Convidados com a mediação de Luciano Alabarse.

7 de novembro, às 17h, no Salão de Bridge do Clube de Comércio (2º andar) – “Neoliberalismo – desmonte do Estado Social”

A globalização hoje, neoliberal, simula repetir o liberalismo econômico. que, no seu contexto histórico, foi um avanço político-jurídico incontestável. Menosprezando o meio ambiente e trabalhando pela eliminação dos direitos fundamentais sociais, o Neoliberalismo é um manifesto desrespeito à Constituição. Debate com o autor, Plauto Faraco de Azevedo, e Jayme Weingartner Neto.

9 de novembro, às 15h, na Biblioteca do Clube do Comércio (3º andar) – “O Clímax da década de 1960”

Em foco, os anos 60, tempos revolucionários, turbulentos, transformadores e criativos, que mudaram as artes, as posturas, a política, os direitos e os costumes. Com Virgílio Pedro Rigonatti.

9 de novembro, às 16h30, na Biblioteca do Clube do Comércio (3º andar) – “Precisamos falar sobre 2013”

Os protestos de 2013 estão completando cinco anos, e deixaram um legado complexo e contraditório que merece ser analisado e discutido. Com Alexandre Haubrich, Matheus Gomes e Rafael Guimaraens.

11 de novembro, às 17h, no Salão de Bridge do Comércio (2º andar) – “1968: de maio a dezembro”

O que aconteceu há 50 anos no Brasil e no mundo que merece reflexão e lembrança? Com Juremir Machado da Silva, Álvaro Nunes Larangeira e Christina Musse.

13 de novembro, às 17h, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (2º andar) – “Em defesa do bem comum”

Apresentação do livro e debate sobre alternativas à lógica do capitalismo neoliberal de mercadorização e apropriação privada dos bens comuns sociais e ambientais. Com Thiago Ingrassia Pereira, Marcos Todt, Marcello Carrión, Simoni Medeiros  e autores do livro.

16 de novembro, às 15h, no Auditório Barbosa Lessa no CCCEV – “Fake News e o comportamento digital: reflexão sobre consequências”

Uma reflexão sobre o comportamento digital e suas consequências judiciais na criação e compartilhamento de notícias falsas. Márcia Kern e Leonardo Zanatta.

16 de novembro, às 15h30, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (2º andar) – “Agropecuária: vocação rio-grandense de todos os tempos/Agropecuaria: vocación riograndense de todos los tiempos”

Apresentação de estudo histórico, lendário e econômico da agropecuária gaúcha, desde os Sete Povos das Missões até os tempos atuais. Com Alcy Cheuiche, Floriano Isolan e Gilmar Tietbohl.

16 de novembro, às 16h, na Sala O Retrato na CCCEV – “Como são governadas as cidades brasileiras?”

A Política, As Políticas e os Controles: Como são governadas as cidades brasileiras? Com André Marenco, Maria Izabel Noll, Luciana Leite Lima, Cláudia De Cesare e Ligia Mori Madeira


17 de novembro, às 15h30, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (2º andar) – “Nossas águas no olhar de dois fotógrafos brasileiros”

A  transposição do eixo leste do Rio São Francisco e  o tema da água no RS, numa visão poética, mas de alerta para a urgência de conservar o que ainda temos de beleza em nossas águas. Com e Dulce Helfer e Joel Lopes.

 

17 de novembro, às 18h, na Biblioteca do Clube do Comércio (3º andar) –  “A Justiça do Trabalho e os trabalhadores no Rio Grande do Sul”

Compartilhar discussões em relação ao funcionamento da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, especialmente em relação ao poder normativo e as formas como sindicatos, advogados e trabalhadores buscavam a concretização do direito. Com Alisson Droppa,Clarice Gontarski Speranzae mediação de Micaele Irene Scheer

 

18 de novembro, às 14h30, no Salão de Bridge do Clube do Comércio (2º andar) – “Agricultura familiar, desenvolvimento e participação social – ações coletivas horizontalizadas”

Os desafios impostos à Agricultura Familiar, tendo em vista aspectos políticos envolvendo modelos de produção avaliados no Relatório Verde 2018, elementos de Saúde Coletiva – Desenvolvimento e (In)Sustentabilidade no Rural e avanços do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. Implicações sobre população urbana e perspectivas da sociedade civil organizada. Ação coletiva horizontalizada em resistência ao controle empresarial de instituições públicas e à privatização de espaços públicos na cidade de Porto Alegre. Trajetória, principais embates e desafios do Coletivo a Cidade Que Queremos – Porto Alegre. Com Lino de David, Marilise Oliveira Mesquita e Suzi Cavalli.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta