Daniel Moretto, Nóia Kern, Gustavo Guertler e Felipe Furtado

Em noite de confraternização nesta terça-feira (13), livreiros foram homenageados com a primeira edição do prêmio Jacarandá, em evento no saguão do Margs. O reconhecimento é uma realização do jornal Correio do Povo, em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e apoio da Braskem e do Banrisul. O objetivo da homenagem foi valorizar os livreiros, com a escolha das melhores barracas da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Nesta edição, quatro categorias foram premiadas. Na área geral, a vencedora foi a editora Belas Letras, com o livreiro Gustavo Guertler recebendo o troféu entregue pela superintendente executiva de Marketing do Banrisul, Lisane Meyer. Já na categoria infanto-juvenil, Felipe Furtado, da editora FTD, recebeu o prêmio de João Ruy Freire, diretor institucional da Braskem. Também foi vencedora a Livraria Francesa, na categoria internacional, cujo troféu foi entregue ao representante Daniel Moretto pelo presidente da CRL, Isatir Bottin Filho. Por fim, a responsável pelo setor de informações da Feira, Nóia Kern, foi homenageada como Destaque Especial e recebeu o troféu do diretor-presidente do jornal Correio do Povo, Sidney Costa.

Os vencedores foram escolhidos com base em seis critérios: aspectos visuais de cada barraca; condições de acessibilidade; qualidade da oferta de livros;  apresentação e atendimento da equipe; promoções de venda e envolvimento do participante com a programação. Participaram da comissão julgadora Airton Ortiz, escritor e patrono da Feira de 2014; Marco Aurélio Alves, presidente do Conselho Estadual de Cultura; Patrícia Langlois, diretora do Instituto Estadual do Livro, e Alda Gislaine Rocha da Silva, arquiteta especializada em acessibilidade.

Segundo Isatir, “a Câmara Rio-Grandense do Livro vê neste prêmio uma oportunidade de valorizar o trabalho dos livreiros da Feira e seus esforços em colocar à disponibilidade da população uma vasta bibliodiversidade, em todos os gêneros literários”. O presidente da CRL também desejou vida longa à iniciativa. O diretor-presidente do Correio do Povo destacou a longa história da empresa com a Feira do Livro de Porto Alegre. “O Correio vem abraçar este belo evento. Os livreiros são as pessoas mais importantes, que fazem acontecer a Feira, e nada mais justo homenageá-los”, afirmou.

Texto: Thaís Seganfredo
Fotos: Diego Lopes

Sidney Costa

 

 

 

Confira mais fotos no Flickr

Posts Relacionados

Deixe uma resposta