Crédito: Diego Lopes


Na tarde desta sexta-feira (9), a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre recebeu o professor Ricardo Roca para uma aula sobre literatura, dentro da programação do 6º Prêmio RBS. Com o tema: “As Múltiplas Faces da Leitura”, a apresentação procurou gerar boas conversas entre professores e alunos, a fim de encantar crianças e adolescentes, tornando-os ávidos leitores.

O paulista abriu sua fala com um vídeo-depoimento do sociólogo e crítico literário Antonio Candido (1918-2017). Na gravação, Candido diz que a “literatura ensina a ver a vida”, server para enriquecimento próprio, mas que, também, desaba quando faz um recorte em cima da desigualdade social.

Retomando a discussão sobre o acesso a livros, Roca traçou duas estratégias para professores: pensar em um propósito e estabelecer parcerias. Como ele mesmo diz, o “propósito leitores” visa nortear os alunos no que estudar, onde obter e como transmitir informações, como se aprofundar em um tema. As parcerias podem ser encontradas em casa, na família, na escola, em bibliotecas, tanto com pessoas quanto em revistas, gibis, cartazes.

No dia 15 de novembro, das 13h às 17h30, no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural Érico Veríssimo, acontece o “TED” – Quem Ensina a Entender as Palavras Ensina a Entender o Mundo. Em seguida, a apresentação dos projetos finalistas do 6º Prêmio RBS de Educação.

Texto – Airan Albino
Fotos – Diego Lopes
Mais fotosno Flickr

Posts Relacionados

Deixe uma resposta