A cantora francesa Mina Agossi desembarca em Porto Alegre no dia 16 de novembro, para um show de jazz às 18h30, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223). O evento é uma parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre. A entrada, como toda a programação da feira, é franca, com distribuição de senhas gratuitas na mesma data a partir das 13h30 no Balcão de Informações.

Francesa de origem do Benim, Mina Agossi traz ao Brasil seu estilo único de jazz contemporâneo. Com sua extensa bagagem cultural, une o jazz à riqueza dos ritmos africanos, caribenhos e europeus. Iniciou sua carreira como cantora no início dos anos 1990, tendo acompanhado por 10 anos o famoso saxofonista norte-americano Archie Shepp, além de colecionar colaborações com o pianista Ahmed Jamal.

Com 14 álbuns lançados, a música de Agossi é marcada pela falta de instrumentos harmônicos e a cantora se apresenta em trio, com apenas percussão e baixo como acompanhamento para sua voz. Em seu último álbum, UrbAfrika, Agossi busca retornar às “energias orgânicas” do Benim, explorando a tradição musical do país e os ritmos africanos atuais, urbanos e conectados com o mundo.

O show de Mina Agossi é realizado pela Aliança Francesa de Porto Alegre e pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio da Timac Agro e apoio da Delegação Geral da Aliança Francesa no Brasil e da Câmara Rio Grandense do Livro.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta