Troféu Jacarandá

Parceria do Correio do Povo com a Câmara Rio-Grandense do Livro destaca quatro categorias da Feira do Livro 2019

Na noite de quarta-feira, 13 de novembro, em cerimônia para convidados no Espaço Cultural Correio do Povo, livreiros e editores, personagens principais da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, receberam o Troféu Jacarandá. O prêmio, instituído em 2018 em parceria do Correio do Povo com a Câmara Rio-Grandense do Livro, tendo como patrocinadores a Braskem e o Banrisul, homenageou quatro categorias: Geral, Infantil, Internacional e Destaques Especiais (entregue a um personagem emblemático do evento).

Os vencedores, selecionados por uma comissão composta por notáveis da Feira, foram conhecidos no momento da entrega do troféu. Neste ano, integraram a comissão a patrona Marô Barbieri, o coordenador do Livro e da Literatura da Secretaria Municipal de Cultura, Sergius Gonzaga, a diretora do Instituto Estadual do Livro, Patrícia Langlois, e a arquiteta especializada em acessibilidade Alda Gislaine Rocha da Silva.

Foto: Pedro Heinrich

Premiados

Área Infantil e Juvenil

A Editora Cassol vem se empenhando, há vários anos, em apresentar novidades ao público da Feira do Livro de Porto Alegre, a começar pelo projeto de sua barraca, constantemente modificado para agradar as crianças e facilitar o atendimento. Neste ano, a barraca da Cassol destaca-se de forma incontestável das demais na Área Infantil e Juvenil. Além disto, a empresa apresenta ao público uma ampla e qualificada oferta de livros de literatura infantil e juvenil e colhe, durante a Feira, os resultados de um trabalho de difusão das obras dos autores que edita, ao longo de todo ano, em escolas.

Área Internacional

Expositor tradicional da Área Internacional da Feira do Livro de Porto Alegre, a SBS recebe o prêmio Jacarandá pela variedade e qualidade dos livros especializados no ensino de idiomas ofertados ao público da Feira e pelas condições de acessibilidade de seu estande.

Área Geral

Além de ofertar ao público uma vasta gama de títulos de alta qualidade do seu catálogo, a Editora da UFRGS se destaca por participar da Feira com um vistoso e funcional estande, dotado de todas as condições de acessibilidade.

Foto: Pedro Heinrich

Foto: Pedro Heinrich

Foto: Pedro Heinrich

Foto: Pedro Heinrich

Destaques especiais

Tânia Márcia Tomaszewski

Graduada em Pedagogia, é professora na Rede Municipal de Ensino de Canoas há quase 30 anos. Foi supervisora escolar, alfabetizadora e formadora de professores alfabetizadores. Desde 2017, é responsável pelo Projeto Livro e Leitura, da Escola Municipal Tancredo Neves, no qual atual como mediadora de leitura e contadora de histórias em todas as turmas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

Trensurb – Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre

Parceira da Feira do Livro desde 2006, a Trensurb presta um apoio essencial à visitação escolar do evento, ao disponibilizar transporte para turmas de escolas públicas de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e dos bairros da Zona Norte de Porto Alegre que contam com estações de trens. A empresa é homenageada, também, pelo relevante trabalho de promoção da leitura que realiza por meio do Espaço Multicultural Livro sobre Trilhos nas estações Mercado, de Porto Alegre, e Canoas.

Critérios de avaliação

Os critérios de avaliação incluem aspectos visuais, condições de acessibilidade, qualidade da oferta de livros, atendimento, promoções de venda e envolvimento com a programação da feira.

O diretor comercial do Correio do Povo, João Müller, ressaltou que no lançamento, em 2018, o prêmio trouxe emoção e justiça aos participantes que não medem esforços para que a Feira aconteça. Müller afirmou também que o jornal é um apoiador da festa literária desde seu início, em 1955. “É uma profunda identificação do jornal com a importância cultural da Feira, da qual temos orgulho, também, de ser vizinhos”, completou.

Comissão Organizadora do Prêmio Jacarandá em 2019

– Deise Zanin, presidente do Instituto Atlas Biosocial e coordenadora da Estação da Acessibilidade da Feira do Livro de Porto Alegre

– Escritora Marô Barbieri, patrona da 65ª Feira de Porto Alegre

-Sergius Gonzaga, coordenador do Livro e Literatura da Secretaria Municipal de Porto Alegre

– Patrícia Langlois, diretora do Instituto Estadual do Livro. Há vários anos, traz alunos à Feira do Livro de Porto Alegre, como culminância do trabalho desenvolvido na escola, na área da leitura, e pela seriedade com que prepara a visitação escolar, o que se percebe na forma ativa e entusiasmada com que seus alunos participam destas atividades, seu nome foi recomendado para receber este troféu.

Posts Relacionados